Notícias

Consórcio Ponte de Laguna inicia a construção da ponte estaiada

No dia 3 de outubro foi iniciada a etapa de fundação da Ponte de Laguna/ SC. As duas primeiras estacas (camisas metálicas) foram levantadas e posicionadas. As estacas são estrutura do apoio 10 (último apoio do trecho em solo).

A ponte terá 2.815 metros de comprimento e será constituída por 51 vãos (trecho corrente: 49 vãos de 50m; trecho estaiado: dois vãos de 100m e um vão de 200m), somando 134 estacas. Até o momento, foram fornecidas 108 camisas metálicas, totalizando 1.125,36m, o equivalente a 22,57% do total a ser fabricado. A conclusão da etapa de fundação é um marco crítico do empreendimento e seu término está previsto para outubro de 2013.

A obra

A obra da Ponte de Laguna/ SC está localizada em uma região de grande fluxo de turistas, tanto nacionais como internacionais, uma vez que a BR-101 é o principal corredor de acesso aos países do Cone Sul, integrantes do Mercosul, e a principal ligação rodoviária entre as cidades de São Paulo e Buenos Aires.

Os benefícios resultantes do projeto são evidentes, já que os usuários terão condições de se deslocar ao longo do trecho, dentro de condições operacionais ideais em termos de custo e segurança, com a eliminação/minimização de congestionamentos de tráfego e de acidentes de trânsito.

VOLTAR