28 julho 2022

Quando o norte e o sul se encontram

O Consórcio Túneis Litoral Sul, formado entre as construtoras do Grupo Aterpa, obteve a Ordem de Serviço para início das atividades no Contorno Viário de Florianópolis e execução do Túnel 1 e 4 em janeiro de 2021. Ambos duplos, somando 3.603m de Túneis a serem executados em maciços complexos e com uma grande seção de escavação, além de diversas obras complementares de drenagem, pavimento rígido e flexível.

Após 18 meses do início, toda escavação subterrânea se completa. As frentes do Túnel 1 foram definitivamente interligadas sob o maciço da Pedra Branca no município de Palhoça. Até março de 2023, os Túneis 1 e 4 estarão finalizados.

Atualmente, mais um dos 4 Túneis do Contorno foi incorporado ao escopo do Consórcio. A previsão é que as escavações subterrâneas do Túnel 2, estejam finalizadas em março de 2023.

Assim, até setembro de 2023, o Consórcio formado por J. Dantas e Construtora Aterpa, terá finalizado e entregue toda a obra. Terão sido executados mais de 5.400m de Túneis. Cerca de 1 milhão de m³ de escavações, nas mais diversas condições, em uma área densamente habitada e permeando por região de Mata Atlântica.